quarta-feira, 15 de março de 2017

BUSIC: resenha do álbum de estreia

Quando o DR SIN anunciou o encerramento de suas atividades há dois anos foi grande a frustração dos seus fãs. Afinal, foram mais de vinte anos de estrada e uma discografia impecável. 

Felizmente, Andria e Ivan Busic não cairam na armadilha de ficar remoendo o fim de sua longa parceria com o fantástico guitarrista Edu Ardanuy e acertadamente investiram na continuidade de sua carreira com um trabalho autoral inédito. 



Lançado no finalzinho do ano passado, "Busic" é uma impressionante retomada da carreira dos irmãos.


A essência do DR SIN permanece intacta: hard rock visceral e técnico, mas agora sem o compromisso com o "virtuosismo". 

O guitarrista Hard Alexandre faz um trabalho espetacular, com muito feeling e muito bom gosto. O guitarrista Zeca Salgueiro, quarto integrante da banda, apesar de ser um membro oficial, não é creditado em nenhumas das faixas, nas quais a guitarra base foi gravada por Andria, o que nos leva a deduzir que ele entrou no grupo com as gravações já concluídas. Nesta semana, no entanto, a banda anunciou o desligamento de Alexandre por “motivos internos” e agora procura outro guitarrista para assumir o posto.

A grande diferença mesmo é o fato de as músicas serem cantadas em Português, algo que deveria ser normal, mas no rock/metal é sempre controverso.

No caso dos Busic, acaba sendo uma "volta às origens", já que participaram de bandas como Platina e Taffo que também faziam hard rock em Português.
As faixas que mais se destacam são "Ação e Reação", "Fúria Cega", "Escrava do Medo", o blusão "Na Estrada", "Cilada", "SOS Amanhã" e "Perigo" (essa última, talvez a mais "Dr. Sin" de todas").  
As demais faixas das 15 que compõe o álbum talvez não sejam tão impactantes, mas estão longe de serem meros "fillers".

O único deslize talvez seja a versão em Português de "Closer to the Heart", do RUSH, ao meu ver um tanto desnecessária diante da qualidade do material próprio. De qualquer forma, vale como "tributo" a uma das grandes influências da  banda.


Um trabalho honesto e indispensável para todo fã de hard rock em geral.  E a torcida para que os irmãos BUSIC repitam o sucesso que tiveram em toda sua trajetória com o DR. SIN.

Veja também:
BROKEN JAZZ SOCIETY: Gas Station (Review)

Nenhum comentário:

Postar um comentário