terça-feira, 15 de novembro de 2016

Seleção Brasileira: o fim da cornetagem?

O 7x1 sofrido pelo Brasil na Copa do Mundo de 2014 foi uma tragédia muito mais do que anunciada. Neste humilde blog, nós documentamos nossas impressões antes, durante e depois da Copa e elas sempre foram duras e nada otimistas. 

Porém, a partir do momento que TITE assumiu a Seleção Brasileira algo mudou. O lado motivador de treinador parece que funcionou melhor do que o esperado e a Seleção que era motivo de piada passou a ser vista com respeito, pelo menos no continente. Foram 5 vitórias consecutivas que levaram a outrora gloriosa canarinho ao topo da classificação continental. O categórico 3x0 enfiado na Argentina chegou até a reacender o "patriotismo" daquele torcedor de ocasião.

O fato é que Tite trouxe com ele não só os bons resultados, mas a admiração da numerosa torcida corintiana e, consequentemente, parte significativa da mídia esportiva. Isso é primordial para afetar a opinião pública no geral  e propiciar a reconstrução da imagem do futebol brasileiro, mas pode ser perigoso. O próprio técnico relativizou seu bom início dizendo que foi mais "selecionador que treinador", já que o tempo para treinamento tem sido mínimo. 

Se o próprio técnico é inteligentemente ponderado, essas 5 vitórias já foram suficientes para os ufanistas mais exarcebados o comparacem ao mestre dos mestres Telê Santana. Aí já é demais, né?

Tite é bom técnico e talvez mereça mesmo elogios e uma trégua na cornetagem. Mas é preciso ter calma. Ou então poderemos incorrer no mesmo erro de um famoso dirigente esportivo que após ser campeão estadual soltou a pérola "O respeito voltou!". Ao término daquele ano seu time era rebaixado no Campeonato Brasileiro. 

A grosso modo, essa é a analogia que nos cabe. Afinal, a seleção dos 7x1 havia sido meses antes campeã da "Copa da Confederações". Que essa liderança das Eliminatórias não seja só mais uma ilusão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário