sábado, 16 de julho de 2016

SUNRUNNER: Heliodromus (review)

Sunrunner é uma banda norte-americana originária de Portland, Maine, e formada por David Joy (baixo e vocal), Joe Martignetti (guitarra e vocal) e Ted Maccines (bateria e vocal). Na ativa desde 2008 a banda chega ao seu terceiro álbum "Heliodromus" demonstrando grande personalidade na sua mistura de heavy metal com rock progressivo.
E a primeira observação a ser feita é justamente essa: não se trata de prog metal como o subgênero foi modernamente configurado por nomes como Dream Theater, mas sim do heavy metal tradicional combinado com elementos progressivos no sentido mais clássico mesmo, com referências aos grandes nomes das décadas de 70 e 80.

Qualquer confusão quanto a isso dissipa-se já com a empolgante "Keepers of the Rite", uma faixa rápida e melódica, com um refrão grandioso que beira o Power Metal e que inicia o álbum após a brevíssima intro "Dies Natalis Soli Invicti". Também servem para nos introduzir ao universo lírico da banda que envolve predominantemente o misticismo pré-cristão do mitraísmo.
Porém, é a partir da terceira faixa "Corax', que a grande viagem musical de 'Heliodromus' tem realmente início.

A música começa com um riff "sabático" para se configurar em um tema tipicamente progressivo, indicando a verdadeira vocação da banda.

Um riff cavalgado contrapõe-se aos vocais suaves em "The Horizon Speaks", que conta com um belo trabalho de guitarras em sua sessão final e uma belíssima incursão de flauta, demonstrando todo o esmero da banda

"Star Messenger" é um outro ponto alto do álbum. A música inicia-se com um riff "desesperado" que intercala-se com passagens de andamento mais moderado, conferindo à música uma dinâmica das mais interessantes  que culminam em um desfecho rápido e melódico a la Iron Maiden em seus melhores momentos.
"The plummet" traz um pouco de influência folk europeia com seu clima mediavelesco que incorpora instrumentos éticos diversos, resultando numa sonoridade de encher os ouvidos.

"Technology's luster" traz de volta o metal com altas doses de melodia, com um riff marcante e boas linhas de baixo.

"Passage",  como o nome sugere, é uma faixa instrumental que prepara o ouvinte para o clímax do álbum: a longa faixa título, que em seus mais de 20 minutos, sintetiza tudo aquilo descrito anteriormente: peso, melodia e sonoridades repleta de nuances progressivas.

Em "Heliodromus" o Sunrunner demonstra muita musicalidade em um trabalho que faz uso de boas referências mas sem se apegar a clichês, com um resultado bastante orgânico e original. Um álbum para ser ouvido e apreciado por todos aqueles que entendem a música como arte, algo bastante esquecido nestes tempos de streamming.
Uma última informação importante é que a banda estará no Brasil pela primeira vez em Agosto para quatro apresentações, incluindo um show gratuito dentro do projeto Palco Livre aqui em Votorantim/SP (confira datas no banner acima). Uma ótima oportunidade de ver  ao vivo todas as qualidades demonstradas em "Heliodromus".

Para maiores informações:
www.sunrunnermusic.com
www.facebook.com/sunrunnermusic
www.youtube.com/sunrunnermusic
www.minotaurorecords.com
www.somdodarma.com.br


Veja também:
Assista documentário sobre a Revista VALHALLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário