sexta-feira, 17 de julho de 2015

Futebol e Fé: a coleção de camisas do Santuário de Aparecida/SP

Por razões óbvias, não imaginava que um passeio familiar ao Santuário de Aparecida/SP fosse render uma postagem aqui no blog. 
Mas eis que ao adentrar a um dos espaços tradicionais do Santuário chamado de "Sala de Promessas" me deparei com uma curiosa "coleção" de camisas de times de futebol. 
Na verdade, trata-se de uma compilação de camisas entregues ao santuário como demonstração de devoção e agradecimento por alguma graça alcançada. 
Há camisas de jogadores famosos (e outros nem tanto) do passado e do presente de clubes de diversas partes do mundo. 
Em destaque, temos a camisa do São Paulo autografada por todo elenco (acredito que de 2014); do Corinthians Campeão Mundial de 2012, também autografada pelo elenco e do goleiro Victor (ou "São Victor" para os torcedores do Atlético-MG).
A visita de Ronaldo logo após a conquista do Penta em 2002 também recebe destaque.
Entre outros artigos de esportistas, chama a atenção o capacete do saudoso Ayrton Senna.

Os devotos mais fiéis talvez estranhem essa postagem, mas como fazia mais de 20 anos que eu não visitava a Basílica, a minha lembrança era da antiga "Sala de Promessas" cheia de fotos e peças de cera um tanto bizarras para o meu então imaginário infantil. Não sei quando foi feita a reforma mas, sem dúvidas, deixar o espaço com ares de museu foi uma excelente ideia, tornando o espaço muito mais atrativo para o visitante movido pela fé ou pela simples curiosidade.   

Veja também:
Francisco, o Papa boleiro
Papa Francisco recebe o time do San Lorenzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário