segunda-feira, 8 de junho de 2015

Resenha: Mujica - A Revolução Tranquila - Mauricio Rabuffetti

"Mujica: A Revolução Silenciosa" do jornalista uruguaio Maurício Rabuffetti, apresenta a trajetória do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, de sua entrada na Frente de Libertação Nacional até sua eleição que o fez uma figura mundialmente reconhecida, especialmente por seu estilo de vida simples em um mundo em que políticos colocam o dinheiro acima de qualquer outro interesse coletivo.

O grande mérito da obra é abordar a história de Mujica de forma não-cronológica, mas analisando em cada capítulo diferentes aspectos desse cativante personagem. 


Assim, consegue manter um distanciamento crítico salutar, apresentando todas as virtudes de Mujica como grande pacifista e defensor dos direitos individuais, que levaram seu nome a ser cogitado ao Premio Nobel da Paz, mas também apontando os problemas "domésticos" que Mujica passou longe de resolver durante seu mandato como presidente, em uma passagem intitulada "santo de casa não faz milagre".


Com sólido embasamento histórico, o livro mostra a transformação do guerrilheiro que após anos de cárcere e tortura, manteve-se fiel a seus princípios de luta pela igualdade e optou por levar uma vida austera, provocando com seu exemplo uma revolução cultural que ultrapassou os limites de seu país.

Para isso, teve que abrir mão de certos radicalismos e apropriar-se da lógica capitalista para elaborar seu contra-discurso em relação à forma como a sociedade baseada no consumo está caminhando para uma hecatombe ecológica, além de produzir cidadãos frustrados por fazerem parte da engrenagem consumo-trabalho-consumo. 

Indiretamente, o livro ainda ajuda o seu leitor a ter uma visão mais ampla dos problemas enfrentados pelos países sul-americanos. No que diz respeito à temática deste blog, há também um registro da atuação de Mujica no episódio da "mordida" de Luís Suarez no italiano Chiellini na Copa 2014 no Brasil.

Uma leitura altamente recomendada a todos que querem conhecer mais a fundo um dos últimos grandes líderes latinos de nossa era.

Veja também:
Eduardo Galeano: um intelectual do futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário