domingo, 13 de julho de 2014

Copa 2014: O legado da Alemanha Campeã

"O campeão voltou!"

Não foi nada fácil, especialmente se comparado ao que ocorreu na semi-final. Mas a Alemanha fez prevalecer seu favoritismo e sagrou-se tetra-campeã mundial de futebol.
They are the champions, my friends!

Foi a coroação de uma campanha exemplar dentro e fora dos gramados. Poucas vezes tivemos um campeão com merecimento tão destacado. Jogo coletivamente bonito, competitivo, sério, eficiente. Uma antítese do que tem sido o futebol brasileiro na última década. 
É Messi, com Higuaín e Palacios fica difícil...
A Argentina, por sua vez, fez o melhor que pode e por duas vezes esteve perto de abrir o placar com chances incríveis desperdiçadas por Higuain e Palacios e teve lá seus momentos de superioridade, especialmente na primeira meia hora de jogo. 
Ah se fosse um colombiano fazendo isso nas costas do Neymar...
Um lance capital poderia ter mudado o rumo dessa história. Neuer, eleito o melhor goleiro da Copa, cometeu um pênalti GROTESCO em Higuain ao sair no limite da grande área para socar uma bola e interceptar um contra-ataque. O juiz bizarramente inverteu a falta, para infelicidade dos argentinos.
O gol do título
A Alemanha não jogava bem, mas aos poucos foi crescendo no jogo, equilibrando as ações. Mas gol que é bom, nada.
Götze. Ou seria GOLtze?
A bola só conseguiu balançar as redes na segunda etapa da prorrogação, quando Gotze em um lindo arremate em uma das pouquíssimas vezes em que os defensores argentinos vacilaram.
Podolski e Schweinsteiger comandando a zoeira pós-título
Festa alemã no Maracanã. Apesar do erro da arbitragem, a Copa das Copas teve um digno campeão.

Antes do início do torneio, muito falava-se sobre qual seria o "legado da Copa". Acho que é agora é hora de se perguntar qual será o "legado alemão" para o Brasil. Porque temos muito o que aprender com tantos bons exemplos deixados dentro e fora dos gramados.

Se acharmos que a vitória alemã só foi legal porque impediu um triunfo da Argentina, continuaremos alimentando a mediocridade que assola nosso futebol (e não, a derrota argentina não diminuiu o vexame brasileiro).

Parabéns a Alemanha. Mas parabéns também a Argentina e a todas as outras equipes que superaram seus limites e tornaram essa Copa inesquecível.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário