terça-feira, 8 de julho de 2014

Alemanha 7 x 1 Brasil: Crônica de uma tragédia anunciada

A elimininação era esperada; o MASSACRE não
Nada pior do que o pessoal do "já sabia" ou do "eu avisei". Mas é difícil escapar desses e de um outro sem número de clichês ao falar do VEXAME brasileiro diante da Alemanha.
Muller comemora gol. Em pensar que a defesa era o ponto forte da seleção
"O que começa errado termina errado" é uma dessas frases feitas que explicam a SURRA sofrida pela Seleção. O péssimo trabalho de Mano Menezes e a equivocada escolha de Luiz Felipe Scolari para substituí-lo foram diversas vezes criticados por aqui. O Brasil fez amistosos horríveis, com convocações e escalações bizarras e teve um sucesso efêmero e enganador na Copa das Confederações. 

Um sinal de que as coisas não iam nada bem foi o amistoso contra a Sérvia que antecedeu a Copa quando a seleção recebeu sonoras vaias no gramado do Morumbi.
Brasil foi pífio mais uma vez e a Alemanha não perdoou
Soma-se a isso a péssima gestão que a CBF faz do futebol brasileiro, permitindo uma vergonhosa virada de mesa às vésperas de um mundial e atendendo mais a interesses midiáticos e de patrocinadores que esportivos.

Tudo isso já deveria servir de sinal para um fiasco que estava por vir. O Brasil fez uma primeira fase sofrível, tremeu em um semifinal contra o FREGUÊS histórico Chile e no único jogo minimamente digno que fez, contra a Colômbia, perdeu sua maior estrela.
O xodó da torcida David Luiz: discurso melhor que o futebol
Contudo, a ausência de Neymar e mesmo Thiago Silva pouco tem a ver com o placar de 7x1 do jogo. O placar foi apenas um reflexo da preparação de ambas as equipes e do futebol apresentado nesta competição. 
Muito sentimentalismo e pouca bola
O Brasil tem um time (ruim), a Alemanha um esquadrão. Ao achar que poderia jogar de igual para igual, o Brasil caminhou para o suicídio. Felipão, além da pior seleção de todos os tempos, inventou também um dos piores epípetos futebolísticos de que se tem notícias: o da "alegria nas pernas" do 'menino Bernard'. Insistiu no "esquema do Neymar" sem o Neymar e perdeu a Copa deixando um jogador precioso como Hernanes no banco. Para piorar, individualmente o time foi catastrófico. Não há como poupar ninguém da culpa pelo vareio sofrido.   

Foi o melhor jogo da Copa, uma aula de futebol do melhor time da competição. E de quebra KLOSE ultrapassou Ronaldo como o maior artilheiro de toda a história das Copas (entre outros recordes quebrados no Mineirão).
Ironias da Copa: Klose marcar contra o Brasil o gol que o fez ultrapassar Ronaldo
O contraponto positivo poderia ser a aposentadoria definitiva de Felipão e Parreira. E para quem aplaudiu a mediocridade do futebol brasileiro nos últimos anos, uma derrota merecidíssima.

Falaram tanto do "fantasma de 50", mas o criaram um fantasma ainda maior. E exorcizá-lo não será nada fácil...

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário