sábado, 31 de maio de 2014

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (crítica)

  
Em "Dias de um Futuro Esquecido" o diretor Bryan Singer mais uma é o responsável por recriar o universo dos mutantes da Marvel. Enrascados e a beira da extinção, vítimas de uma nova geração de Sentinelas (robôs gigantes exterminadores de mutantes) praticamente invencíveis, a única saída para garantir asobrevivência é voltar no tempo e tentar mudar os eventos que levaram a tal situação.
Assim Wolverine é escolhido para embarcar em uma viagem no tempo e tentar convencer os jovens Magneto e Xavier a esquecerem suas diferenças e impedirem a mutante transmorfa Mística de assassinar o doutor Bolivar Travis, criador das Sentinelas, o que desencaderia os acontecimentos futuros. 
Contando com o grande elenco de outros filmes da série, envereda pelo tema clássico da viagem temporal, mas que aqui funciona como uma espécie de regressão, já que o que de fato retorna ao passado é a consciência de Logan. A viagem no tempo é sempre um desafio narrativo interessante, já que a história precisa ser muito bem amarrada para evitar 'furos' nas narrativas que se desenvolvem simultaneamente.
Como volta a um período anterior ao do "Arma-X", Wolverine ainda não tem seu esquelo de adamantium, o que o deixa em um papel de coadjuvante de luxo. A grande personagem do filme acaba sendo a Mística, já que ela é o fio condutor da história. Merecem destaques também o jovem professor Xavier e seu escudeiro Hank McCoy, o Fera, ainda, digamos, imberbe.
Mas o personagem mais divertido de todo o filme é Mercúrio, uma espécie de Flash do universo Marvel. O filho do Magneto (que aparentemente ainda não sabia disso), tem uma pequena mas importante participação ao ajudar na fuga do vilão (?) da prisão. O modo cartunesco como sua supervelocidade é retratada é simplesmente hilário, possivelmente uma das cenas mais antológicas de toda a franquia.
Uma curiosidade é que Mercúrio também faz parte de 'Os Vingadores', e estará presente na continuidade da saga. Acontece que os direitos de X-Men no cinema pertencem a Fox e Os Vingadores é da Marvel/Disney. Portanto teremos um outro ator e possivelmente uma outra abordagem do personagem em 'Os Vingadores', o que me faz pensar que o destaque dado pela Fox a ele deve ser uma tentativa de trollar o estúdio rival... 
Pra quem é fã de quadrinhos ou simplesmente gosta de uma boa aventura, a diversão é garantida. Ah, e atenção que o filme tem aquela enigmática cena pós-créditos pra fazer você brigar com a namorada que não tem paciência para esperar pelo fim de todas aquelas letrinhas finais...

Veja também:
"Capitão América: O Soldado Invernal" (crítica)
"O Espetacular Homem-Aranha 2: A ameaça de Electro" (crítica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário