sexta-feira, 4 de abril de 2014

Velhas Virgens: "O que seria do rock sem a 'viadagem'?"

"Sem a viadagem, o rock seria o quê?". Essa pergunta, digamos, filosófica, é o mote da homenagem da banda "Velhas Virgens" a uma das faces mais controversas do rock'n'roll. 

Embora tenha seu lado conservador e machista, as maiores contribuições artísticas do gênero tem a ver com a quebra de dogmas não só musicais como também comportamentais. 
E muitos rockstars contribuiram para isso adotando ao longo da história uma identidade visual androgena, tal qual o camaleão David Bowie no passado e mais recentemente  artistas como Marylin Manson, para ficar em apenas dois dos mais famosos, sem contar com o glam rock de Gary Glitter e tantos outros que marcaram época.

Além disso, inúmeros artistas ajudaram a superar tabus e preconceitos assumindo sua homossexualidade publicamente sem que isso lhe diminuísse o prestígio junto ao público rocker, como foi o caso de Freddie Mercury e Rob Halford (Judas Priest).

No Brasil, exemplos icônicos desse tipo de comportamento foram Ney Matogrosso, à época do surgimento do Secos & Molhados e o finado Cornélius Lúcifer (primeiro vocalista do Made in Brazil). 

Todos esses artistas, entre tantos outros, são citados na letra de "O que seria do rock", que integra o mais recente álbum das Velhas Virgens, "Todo dia a cerveja salva a minha vida". Confira:
Parabéns à banda que mantendo toda sua irreverência, teve a coragem de abordar um tema tão delicado sem, contudo, ser desrespeitosa com ninguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário