terça-feira, 22 de abril de 2014

Capitão América: O Soldado Invernal

A segunda aventura cinematográfica do Capitão América mantém o bom nível alcançado pelo antecessor. Porém, dessa vez com uma trama um pouco mais complexa que a anterior.
Não vou entrar em detalhes do enredo para evitar spoilers, apenas comentarei alguns aspectos que achei interessantes. Embora, o Soldado Invernal do título seja teoricamente o inimigo a ser derrotado, na verdade ele faz apenas parte do problema de Steve Rogers (Chris Evans). O grande vilão do filme é a própria SHIELD. O fato de a organização que deveria zelar pela paz estar corrompida, dá ao filme o caráter metafóra política de produções recentes como Robocop, por exemplo, mas sem a mesma profundidade.
Outro simbolismo interessante do Capitão América é o fato de ele representar o homem fora de seu tempo. Como um conflito psicológico dessa natureza não é lá muito interessante para um filme de ação, ele se concretiza na figura do Soldado Invernal (Sebastian Stan), um rival poderoso que emerge do passado fazendo o herói enfrentar todas suas contradições. 
E por falar em ação, o filme não decepciona nesse quesito. A movimentação do herói representa aquilo que acredito que todos os fãs esperam. A superioridade física do supersoldado é bastante destacada, e o uso do escudo nas cenas de luta gera coreografias muio legais. 
Além disso, os coadjuvantes NICK FURY (Samuel L. Jackson), VIÚVA NEGRA (Scarlett Johanson linda como sempre) e FALCÃO (Anthony Mackie) também participam de ótimas sequências, por vezes roubando a cena.
Como já comentei por aqui antes, a única incoerência desse universo cinematográfico Marvel é ver o mundo quase acabando e os outros heróis, alguns até mencionados na trama, "de férias". Mas, enfim, aí já querer demais dos roteiristas.
Grande filme e ponto para os irmãos Anthony e Joe Russo que fizeram um bom trabalho na direção. Que venham os próximos!
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário