quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Herança Inglesa no Futebol Brasileiro

Os ingleses podem até ser considerados os pais do futebol moderno, mas há  quem possa dizer o esporte se 'aperfeiçou' nos gramados brasileiros.
Escudo do "Corinthian Casuals", clube inglês
que inspirou o batismo do "Corinthians Paulista".
Contudo, para além dos gramados, o esporte trazido por Charles Miller ao Brasil em 1894 teve um forte impacto cultural e linguístico.
Jornal "O Imparcial ",do Rio de Janeiro,
traz a grafia original dos termos "Football", "Club" e "Goal" 
(imagem: cacellain.com.br).
O nome do esporte, aportuguesamento da palavra football, é um exemplo disto. Antes que o termo futebol fosse oficialmente adotado, o nome estrangeiro estampava jornais que se referiam ao novo esporte. Mas talvez o exemplo mais notório nesse sentido possa ser encontrado no nome oficial do Grêmio (RS), fundado em 1903, e que mantem a grafia antiga até hoje : Grêmio Foot-ball Porto Alegrense.
Grêmio manteve a grafia "Foot-Ball"
Outro ótimo exemplo é o Sport Club Corinthians Paulista. Fundado em 1910, o Corinthians teve seu nome inspirado em um clube homônimo de Londres e que existe até hoje (provavelmente tenha vindo daí a necessidade de se adicionar o adjetivo "Paulista" ao nome do clube).
Camisa do Corinthian Casual
Um nome bastante pomposo para um clube que viria a se tornar um fenômeno de popularidade décadas mais tarde. Ironicamente, os torcedores do clube não só ignoram o "Sport Club" como adotaram informalmente a forma "Curintia", inclusive na grafia, para manifestar seu apoio ao time.

Outros dois aspectos da herança anglófona do Corinthians: São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, é também o padroeiro do time. A letra do hino oficial do clube , composta pelo radialista Lauro Dávila entre 1951 e 1952, faz referência ao "esporte bretão" no verso "Figuras entre os primeiros / do nosso esporte bretão".
Com o passar dos anos o Corinthians se tornou um clube "do povo", inclusive levando alguns a se aproveitarem de sua grande popularidade para a obtenção de ganho político. Mas suas origens revelam um certo caráter elitista (como era o futebol em geral em seu início) que poderia ser tudo, menos 'genuinamente brasileiro'.

Sobre a herança inglesa no futebol, ela foi até certo ponto determinante na construção da identidade do Brasil que adotou o esporte como um símbolo, usando-o até hoje como forma de projeção internacional.

Veja também:
Aprenda inglês com a Premiere League
O patriotismo de Ronaldo   

Nenhum comentário:

Postar um comentário