quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Libertadores: Tragédia na Bolívia

Esporte e morte, apesar da rima, jamais deveriam ocupar a mesma frase. Contudo, foi o que ocorreu ontem em Oruro, Bolívia, quando um torcedor do San José de apenas 14 anos (foto) foi atingido por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians e acabou morrendo (leia mais aqui).
Alguns corintianos acabaram sendo presos e o time e a delegação deixaram o estádio sob o grito de assassinos.
Após a confusão na final da Copa Sul-Americana entre São Paulo x Tigre, quando o time argentino alegou agressão por parte de seguranças do time paulista A Conmebol anunciou que adotaria medidas mais rígidas contra problemas disciplinares envolvendo clubes e torcida (leia mais aqui).
No entanto, mais de 12 horas após o fatal incidente, não há uma nota sequer a respeito do ocorrido no site oficial da entidade (ATUALIZAÇÃO: Conmebol anunciou punição ao Corinthians - leia aqui).

Ao meu ver, caberia a grande mídia sempre parcial e omissa quando se trata de criticar 'campeão' de audiência, mais do que lamentar o episódio, cobrar ações e punições ao clube.

Lembremos que na Europa, o Liverpool, um dos principais clubes do planeta, chegou a ser banido por 8 anos de competições internacionais devido ao comportamento violento de sua torcida.
A Confederação Sul-Americana, ao contrário, é historicamente conivente com manisfetações violentas. O próprio Corinthians já viu sua torcida se revoltar e promover quebra-quebra no Pacaembu após uma eliminação para o River Plate (ARG) na Libertadores 2006, sem que nenhum tipo de punição mais severa ocorresse.
Aguardemos os desdobramentos. Mas na luta de bastidores entre o modesto San José e o badalado Corinthians, a sensação que temos é que a história de impunidade se repetirá...

ATUALIZAÇÃO:
22/02/2013: Surpreendentemente, a Conmebol anunciou, em caráter preliminar que o Corinthians mandará seus jogos sem torcida e que não terá direito a ingressos em estádios de adversários. Corinthians irá recorrer. (leia mais aqui)

Veja também:

Um comentário:

  1. Espero que não se repita, pois essa torcida já "aprontou" muito.Infelizmente,o time é que fica prejudicado.

    ResponderExcluir