sábado, 30 de junho de 2012

Futebol & Rock'n'Roll em 5 grandes músicas

O futebol brasileiro é geralmente associado ao samba e ao carnaval, compondo o estereótipo do Brasil do qual talvez jamais consigamos nos desvincilhar. 

Mas para quem, assim como eu, é fã de futebol mas não se encaixa nesse perfil, e fica deprimido quando nossos boleiros arrebentam nos gramados e pedem os "tchu tchu tchás" da vida no Fantástico, aqui vai uma lista de 5 músicas que combinam futebol e rock'n'roll.

Afinal, futebol é ginga, mas também é força, raça e explosão! 

Divirtam-se!


1.  Dr. Sin: Futebol, Mulher & Rock'n'Roll


Um verdadeiro clássico! Conta com a participação do lendário locutor Sílvio Luiz, criador de bordões inesquecíveis, presentes na letra que faz um jogo de palavras aproveitando o duplo sentido de algumas expressões futebolísticas.

Verso marcante: o refrão diz tudo: "Futebol, mulher & rock'n'roll, Meu Deus como isso é bom!!!"


2. Skank: É Uma Partida De Futebol


Bem mais pop, mas perfeita ao descrever os sentimentos comuns a todos os torcedores e representar a energia que vem das arquibancadas, afinal, "Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?"

Verso Marcante: "Bola na trave não altera o placar", um peróla de sabedoria futebolística!



3. Jorge Ben Jor: Fio Maravilha


Ok, não temos o peso das guitarras ou a energia das outras músicas, mas cada palavra é tão perfeitamente escolhida, que seria impossível deixá-la de fora de qualquer lista. A letra se refere ao jogador João Batista de Sales, apelidado de "Fio Maravilha" (uma espécie de Obina dos anos 70), que defendeu o Flamengo e descreve o gol marcado por ele em uma partida contra o Benfica/Portugal no ano de 1972.

Verso marcante: "Só não entrou com bola e tudo porque teve humildade".


4. O Rappa: Eu quero ver gol



Mesmo quem não é fã de "O Rappa" não consegue ficar indiferente ao refrão dessa música.

Verso Marcante: "Não precisa ser de placa, eu quero ver Gol!"


5. Viper: Na Cara Do Gol


A mais obscura das músicas nesta curta lista. Em 1996, o Viper, uma das mais importantes bandas de Heavy Metal desse país, resolveu mudar radicalmente de direcionamento, gravando um excelente álbum de pop/rock com letras em Português. Sem a devida promoção, o lançamento quase que passou batido, já que decepcionou os fãs antigos e falhou ao conquistar novos. Uma das pérolas deste cd é "Na cara do gol", que começa com um sambinha sem-vergonha, mas que logo dá lugar às guitarras. A letra é simples, mas bem divertida. Vale a pena conferir!

Verso marcante: "Na cara do gol vale tudo, contanto que eu fique feliz".




2 comentários:

  1. Também NÃO SUPORTO os "tchu tchu tchas" da vida. Com certeza, vou "share" esse post com meus alunos.Adorei a combinação futebol e rock´n´roll e a inclusão da música #3 na sua lista.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Bené! A música #3 é um clássico da música brasileira, não tinha como deixar de fora! Um forte abraço!

    ResponderExcluir