sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Democracia e Futebol: Projeto de Lei visa garantir direito de protestar nas arquibancadas

As arquibancadas sempre foram um local de concentração popular e um espaço democrático por excelência. No Brasil de crises e golpes isso acabou se tornando um grande problema. 
A repressão e a censura nos estádios, especialmente aqui em São Paulo, é algo muito preocupante é ninguém na grande mídia se manifesta. 
Certamente os usurpadores do poder temem que um movimento popular se inicie a partir das arquibancadas. Por isso, o projeto de lei do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL) que visa garantir o direito dos torcedores para se manifestarem sobre questões políticas nas arquibancadas é extremante pertinente. Confira mais detalhes abaixo: 

Democracia nos estádios: projeto de Ivan Valente é aprovado por unanimidade em Comissão Especial


Ontem (14/12) foi aprovado, na Comissão de Esporte, por unanimidade, o nosso projeto de lei que dispõe "sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor, para assegurar o direito constitucional ao livre exercício de manifestação e à plena liberdade de expressão nos locais onde são realizados os eventos desportivos de que trata esta Lei".

O Projeto de Lei pretende assegurar o direito constitucional ao livre exercício de manifestação e à plena liberdade de expressão nos locais onde são realizados os eventos desportivos, a partir de casos de repressão nos estádios contra manifestações. Na época, o Bom Senso futebol clube lançou o seguinte manifesto:

O Bom Senso futebol clube, movimento que busca uma profunda reforma no futebol brasileiro, lançou a campanha “libera a faixa”, com a seguinte chamada: Respeitável torcedor(a), infelizmente, a liberdade de protestar nos estádios está em jogo. Nos últimos dias, o Brasil inteiro testemunhou a censura contra torcedores impedidos de se manifestar livre e pacificamente com faixas que faziam críticas à Federações Paulista de Futebol (FPF), à Rede Globo, ao preço dos ingressos e à corrupção na política. Todo torcedor - não importa o time - também é cidadão e deve ter seu direito à liberdade de expressão preservado. O estádio é um local público e não só pode, como deve, ser palco de reivindicações da sociedade. Por isso, criamos essa campanha para exigir que a FPF garanta o direito à livre manifestação nos estádios e puna dirigentes e entidades que o desrespeitem. Quanto mais pessoas clicarem no botão ao lado e enviarem à FPF o nosso grito - Liberem as faixas! - mais chances temos de garantir que a voz das arquibancadas não seja calada.

Para maiores informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário