sábado, 3 de janeiro de 2015

Rock: os melhores álbuns de 2014



2014 se foi mas deixou um saldo 'rocker' bem positivo. Abaixo você confere um top 10 (em ordem decrescente) que fiz para o site Tricolor On The Rock,  com direito a ‘Bonus Tracks’ no final:

10. FOO FIGHTERS: ‘Sonic Highways’


O FOO FIGHTERS aparece um pouco deslocado nessa lista, já que seu “Sonic Highways”, lançado com toda poupa e circunstância é apenas um bom disco. Mas aparece aqui justamente para representar o rock mainstream, que convenhamos não anda muito bem. Melhor faixa: ‘The feast and the famine’.

09. BRUCE SPRINGSTEEN: ‘High Hopes’

Bruce Springsteen é um nome singular na história do rock e ‘High Hopes’ incorpora diversos elementos (country, soul, world music, etc) em belíssimas interpretações. Melhor faixa: ‘High Hopes’.

08. SLASH: ‘World on Fire’


SLASH escolheu um título bastante apropriado para essa sua nova colaboração com o vocalista Miles Kennedy. ‘World on Fire’ é incendiário e mostra que Slash ainda tem muita lenha pra queimar (ok, parei…). Mas o mais legal de tudo é vê-lo se dedicando a hard rock, quando pela fama que tem, poderia estar se aventurando por terrenos mais comerciais. Melhor faixa: ‘Wicked Stone’.

07. CALIFORNIA BREED: ‘California Breed’

Hardão setentista e cheio de feeling como só GLENN HUGHES consegue fazer. Acho que nem precisa dizer mais que isso… Melhor faixa: ‘Sweet Tea’, que é pra chacoalhar o esqueleto.

06. BUCKCHERRY : ‘Fuck’

Um EP pode figurar entre os melhores do ano? Bom, se tiver a qualidade desse aqui a resposta é sim. O BUCKCHERRY literalmente tacou um ‘foda-se’ pra todo mundo, fundou sua própria gravadora e lançou um trabalho para confirmar sua ótima fase. Melhor faixa: ‘Somebody fucked with me’.

05. JUDAS PRIEST: ‘Redeemer of Souls’


Halford retornou ao Judas com o ótimo ‘Angel of Retribution’, mas o álbum ‘Nostradamus’ foi um tanto decepcionante. De modo que é bom ver o Judas Priest retomar o bom caminho com ‘Redeemer of souls’, o melhor trabalho da banda nos últimos anos. Melhor faixa: ‘Down in Flames’.

04. ACCEPT: ‘Blind Rage’

Sinceramente, a príncípio não botava fé nessa formação do ACCEPT sem o glorioso Udo nos vocais, mas após ouvir ‘BLIND RAGE’ – terceiro álbum com Mark Tornillo como frontman – fui obrigrado a ajoelhar e pedir perdão pela minha heresia. Isso é HEAVY METAL, crianças! Melhor faixa: a viciante ‘Dark side of my heart’.

03.STEEL PANTHER: ‘All you can eat”


Sabe aquele álbum que você queria que o Van Halen gravasse? Então, o Steel Panther gravou… É só deixar seu preconceito de lado e se divertir com letras hilárias hard rock de primeiríssima linha. Melhor faixa: ‘Gloryhole’, uma mistura de Van Halen com Queen, só que melhor.

02. MAGNUM: ‘Escape from the shadow garden’


Se o MAGNUM fosse um time de futebol seria daqueles times ‘coperos’. Pode não ser a banda mais popular do planeta, mas nunca decepciona. E ‘Shadow garden’ é mais uma obra-prima da veterana banda inglesa. Melhor faixa: ‘Unwritten Sacrifice’, a típica canção hard heavy do Magnum, pesada, melódica e dramática.

01. AC/DC – ‘Rock or Bust’


Vivendo circunstâncias bastante adversas que inclusive geraram rumores sobre o fim da banda, o AC/DC mais uma vez mostrou porque é a maior banda do planeta com o ótimo ‘Rock or Bust’. Melhor música: ‘Play Ball’, um hino sobre esportes e que de certa forma sintetiza as paixões que movem esse site.

BONUS TRACKS: 

Quer mais? Outros álbuns que merecem ser ouvidos:

Mr. Big – Stories We Could Tell

H.e.a.t: Tearing Down The Walls

Overkill: White Devil Armory

Tesla: Simplicity

Gamma Ray: Empire of The Undead

Primal Fear: Delivering the black

De La Tierra – De La Tierra

Sebastian Bach – Give’em hell

Uriah Heep – Outsider

Gotthard – Bang!

Winger – Better Days are coming

Dio: This is my life (tribute)

Rival Sons: Great Western Valkyrie

Edguy: Space Police

Veja também:
Review: Uganga: Opressor (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário