sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Adeus a Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin


Que criança desse país (e de tantos outros...) nunca riu com os personagens que Roberto Gómez Bolaños criou? Não é a toa que a comoção com o seu falecimento nesta sexta-feira tenha sido gigantesca. O criador de Chaves, Chapolin e tantos outros personagens carismáticos, conseguiu uma façanha que poucos na história conseguiram: influenciar o imaginário não só de seu país, mas no de outras nações, com um texto leve, bordões inesquecíveis e um tipo de humor atemporal como nunca mais se fez.

Bolaños criou personagens que jamais poderiam ser encontrados em um enlatado norte-americano. Falou diretamente aos latinos. 'Chaves', por exemplo, com seu protagonista facilmente identificável com milhões de meninos espalhados pela América Latina e com personagens como 'Seu Madruga', que representa muito bem diversos traços encontrados na nossa sociedade. Além disso, há a mãe solteira que mima o filho. O professor que sofre com seus alunos. A velha solteirona que parece bruxa. Personagens que encontravam eco na vida real.

'Chapolin', por sua vez, era o 'herói' latino que com sua falta de poderes trazia implícita a crítica aos estereotipados 'super-homens' da tradição norte-americana.
Intrigante apenas como um ator e, sobretudo, AUTOR tão influente na sociedade brasileira nunca tenha despertado grande interesse acadêmico. Lembro de um professor de Didática que me disse com razão certa vez que era impossível entender uma criança brasileira sem, por exemplo, conhecer Chaves e Chapolin. 
Em uma época sem Internet ou TV a cabo, quando a televisão se resumia a 3 ou 4 canais abertos, TODAS as crianças assistiam aos mesmos programas e, portanto, compartilhavam do mesmo repertório cultural. Talvez isso ajude a entender porque especialmente 'Chaves' se tornou esse fenômeno tão enraízado em nosso imaginário. 

Por tudo isso, Bolaños merece todas as homenagens e, sem dúvidas, merece ser lembrado como um grande gênio do humor, possivelmente o maior que já se viu entre os países latinos. Certeza que todas lágrimas derramadas por seus fãs jamais chegarão perto da quantidade de gargalhadas que ele causou. Descanse em paz!

Veja também:
'El Chanfle', o filme de futebol do 'Chaves'

Nenhum comentário:

Postar um comentário