domingo, 7 de dezembro de 2014

Balanço Final do Brasileirão 2014


E o Brasileirão 2014 chegou ao fim, sem grandes surpresas em relação ao que se desenhara ao término do 1o turno (veja se nossas previsões se concretizaram CLICANDO AQUI). 
O Cruzeiro confirmou o favoritismo e faturou o título com relativa tranquilidade. Contudo, projetando a Libertadores 2015, o torcedor cruzeirense deve conter a euforia, já que no confronto com São Paulo, Corinthians e Atlético Mineiro a Raposa se deu muito mal. 
O São Paulo se reforçou de forma correta e fez uma ótima campanha, especialmente se comparado a 2013, mas vacilos contra times inferiores no 1o turno custaram-lhe o título. 
O Internacional mesmo sofrendo goleadas marcantes contra a Chapecoense e no Gre-Nal, que deixaram Abelão na berlinda, superou as desconfianças e carimbou vaga direta para a Libertadores. 
O Corinthians por sua vez, chegou ao quarto lugar graças a Paolo Guerrero que carregou o time nas costas. Não deixa de ser um prêmio para o jogo feio do agora ex-técnico Mano Menezes. 
O Galo ficou pelo caminho mas COPOU de forma épica a Copa do Brasil, com uma monstruosa carimbada na faixa do Cruzeiro, de modo que terminam o certame rindo à toa. 
Já Grêmio e Fluminense foram os 'cavalos paraguaios' que em determinado momento chegaram a empolgar suas torcidas, mas não tiveram fôlego para se manter no G4.
Atlético Paranaense, Santos, Flamengo,  Sport e Goiás ficaram na 'ilha de Lost' da tabela. Não chegaram a correr grande risco, com exceção do Flamengo que teve um início péssimo e preocupante, mas nem chegaram a fazer seu torcedor sonhar com algo maior. E especialmente Flamengo e Santos precisam se planejar melhor para fazer campanhas mais condizentes com a sua tradição.
Figueirense fez um bom segundo turno e escapou da degola sem muito drama. O mesmo não se pode dizer do Coritiba que de fato chegou a preocupar seu torcedor.  

A Chapecoense foi vencedora no quesito carisma, com goleadas antológicas sobre Internacional e Fluminense.
O Palmeiras conseguiu escapar de um novo descenso, mas é inegável que moralmente continua rebaixado. Não venceu na nova casa, perdeu os clássicos, e só escapou da degola pela ruindade alheia e ainda teve que comemorar ajuda de um rival, conseguindo a proeza de ter um saldo de -25, o segundo pior, atrás apenas do lanterna Criciúma, que apostou em figurões já a beira da aposentadoria em um estilo de competição que exige muito fôlego.
O Botafogo é outro que fez tudo errado e foi merecidamente rebaixado. A situação vexatória de atraso de salários não é compatível com a elite do futebol nacional. Precisa se reestruturar completamente ou perderá de vez o espaço no cenário nacional.
Por fim, a dupla BA-VI envergonhou o Nordeste conseguindo morrer abraçados. O Bahia ainda mostrou alguma resistência na reta final. Já o Vitória foi uma verdadeira vergonha. Além de tecnicamente fraco, entrou no último jogo com atitude derrotista. Pela apatia merecia ir direto à série C.
Não poderíamos deixar de salientar o crescimento do futebol catarinense que com o acesso do Avaí e do Joinville terá QUATRO representantes na elite em 2015. Se essa tendência se consolidar, os grandes precisam ficar de olhos muito abertos, porque foi-se o tempo em que esses times subiam em um ano para caírem no outro.

Um campeonato atípico pela parada da Copa do Mundo, que deu a sensação que demorou a 'engrenar'. Acredito que em 2015 o nível de competitividade melhore, embora não espere um nível técnico superior ao apresentado. 

Veja também:
Músicas em homenagem ao Cruzeiro em versão rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário