segunda-feira, 21 de julho de 2014

Copa Paulista: torneio fundamental para os clubes do interior

Se para os chamados grandes clubes os campeonatos regionais são muitas vezes considerados empecilhos, para os clubes pequenos eles são questão de sobrevivência. No estado de São Paulo, em 2014 tivemos a grata surpresa de ver o Ituano campeão da primeira divisão. Mas o que fazem clubes como o Ituano ao fim do Campeonato Paulista?

Esse o ano o Ituano participa da série D, mas o torneio que no segundo semestre de 2013 serviu de preparação para a antológica conquista do time de Itu foi uma competição que ocupa pouco espaço na mídia em geral: a COPA PAULISTA (que já no passado já teve diferentes nomes).

Dividida em grupos regionalizados cujos clubes jogam em turno e returno na primeira fase, a Copa Paulista (que teve sua primeira rodada nesse final de semana) é fundamental para os timess que dela participam, sem a qual muitos ficariam metade do ano inativos. 
São Bernardo conquistou a Copa Paulista em 2013.
É a chance desses clubes chegarem a um título de destaque que como bônus leva a equipe para a disputa da Copa do Brasil. Além disso, clubes de diferentes divisões do futebol paulista tem a chance de duelar entre si, alimentando grandes rivalidades regionais, como por exemplo ocorrerá no próximo domingo quando duelam São Bento e Atlético de Sorocaba, dérbi que deve mobilizar a cidade de Sorocaba.

Aliás, o Clube Atlético de Sorocaba é a antítese do Ituano: em 2013 o Atlético decidiu não participar da Copa Paulista 2013, alegando que iria focar na preparação para o Paulistão 2014. Ledo engano. O clube ficou inativo por 6 meses, deixou para montar seu elenco de última hora e o resultado no Paulistão 2014 foi uma campanha pífia e o REBAIXAMENTO à série A2. 

Outro contraponto pode ser encontrado no seu rival São Bento, que mesmo com dificuldades financeiras montou um time competitivo na Copa Paulista que deu corpo para que, no semestre seguinte, conquistasse o ACESSO à elite do Paulistão que a equipe voltará a disputar em 2015.

Obviamente, há exemplos de clubes que tiveram ótimo desempenho na Copa Paulista, mas que não tiveram sucesso posterior, mas aí entram fatores diversos que levaram a seus fracassos. 

Em um momento em que tanto se discute o 'futuro do futebol brasileiro', poucos discutem a situação dos clubes do interior. Querem começar a construir uma casa a partir do telhado e esquecem do alicerce. Parece pouco provável que assim tenhamos algum tipo de mudança realmente sólida. Para o futebol paulista, encontrar cada vez mais meios de valorizar a Copa Paulista pode ser uma boa forma de ajudar a melhorar o futebol brasileiro.

Grupos da Copa Paulista 2014:

Grupo 1
Batatais
Botafogo
Votuporanguense
Comercial
Ferroviária
Mirassol
Tupã

Grupo 2
Inter de Limeira
Independente
Itapirense
Paulista
RB Brasil
União Barbarense
XV de Piracicaba

Grupo 3
Atlético Sorocaba
Juventus
São Bento
Santo André
São Bernardo
Osasco
São José
Taubaté


Todos os Campeões da Copa Paulista

Ano   Campeão                 Vice
2012  Noroeste ------------- Audax
2011  Paulista--------------- Comercial (Rib. Preto)
2010  Paulista --------------  Red Bull Brasil
2009 Votoraty --------------  Paulista
2008 Atlético Sorocaba ---- XV de Piracicaba
2007 Juventus --------------- CA Linense
2006 Ferroviária ------------ Bragantino
2005 Noroeste -------------- Rio Claro
2004 Santos ----------------- Guarani
2003 Santo André ---------- Ituano
2002 São Bento ------------- Jaboticabal
2001 Bandeirante ----------- União Barbarense
2000 não houve disputa
1999 Etti Jundiaí ------------- Ituano



Fontes: 
FPF: http://www2.fpf.org.br/Competi%C3%A7%C3%B5es/Organizadas+pela+FPF/Copa+Paulista
Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Copa_Paulista_de_Futebol
Tem Esportes: http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/copa-paulista/
Campeões do Futebol: http://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_fpf.html

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário