quinta-feira, 27 de março de 2014

Penapolense e o futebol de dar pena do São Paulo

O São Paulo FC de 2014 é um pouco superior ao de 2013 mas mantém os mesmos vícios e defeitos. Time que não se impõe, que lida mal com o favoritismo, que tem peças interessantes em seu ataque mas é fraco defensivamente, um 'Maestro' desafinado e sonolento em seu meio de campo, um técnico teimoso e cansado no banco.

Aliás, Muricy deve muitas explicações. Foi copado pela Ponte Preta na Sul-americana 2013 em um vexame maior que o de ontem no Paulista. O São Paulo terminou o Brasileirão 2013 de forma horrível e continuou assim no Paulistão. O turrão comandante são-paulino parece não intimidar mais seus comandados que foram apáticos durante todo o 2° tempo do jogo de ontem, como em inúmeros momentos dessa atual passagem de Muricy pelo Tricolor. Ao meu ver, embora Muricy tenha méritos na salvação do São Paulo que capengava rumo à série B ano passado, o técnico tem feito menos do que se espera de um treinador vitorioso em um grande clube. O único ponto alto do São Paulo de Muricy nos últimos jogos foi o clássico contra o Corinthians, outro time que foi pífio na competição...

E o que o Penapolense tem a ver com isso? Nada, absolutamente nada. A equipe foi valente, inteligente e conhecendo suas limitações usou a melhor estratégia que tinha para sair classificada. E fez um segundo tempo muito superior ao do São Paulo FC, de modo que o resultado foi justo e incontestável. E não teve nada a ver com essa ladainha cafona de 'deuses do futebol'. Foi dedicação, disciplina e determinação. A base de qualquer equipe de futebol que queira se dar bem na atualidade. Se para um time do interior chegar e manter-se na A1 é um sacrifício, eliminar um gigante do futebol nacional é um feito histórico. Por isso, em que pese a incompetência do time do Morumbi, não podemos esquecer de parabenizar o Penapolense pela classificação.

Já do São Paulo FC, chega a dar pena mesmo. Tem que agradecer por não ter sido rebaixado em 2013 porque com o futebol apresentado até aqui sofreria muito para subir. E se não acordar e encarar todas as suas fragilidades novamente terá sérios problemas para se manter na série A. 

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário