sábado, 1 de fevereiro de 2014

Errar é o Mano

Mano Menezes é um mistério do futebol brasileiro. Seus méritos, que inegavelmente existem, foram de certa forma superestimados e títulos de série B e Copa do Brasil foram suficientes para alçá-lo ao cargo de técnico da seleção brasileira, que, por mais que não gostemos, é uma das principais seleções do mundo e a anfitriã da próxima Copa do Mundo.

Era evidente que etapas tinham sido queimadas e que Mano não chegaria a Copa do Mundo. O fracasso nas Olímpiadas de Londres (morreu abraçado a Neymar que não jogou o que se esperava e sequer tentou uma forma de colocar Lucas, então em grande fase para jogar), mostrou que o estilo retranqueiro de Mano (do tipo "fecha todo mundo atrás e toca para o Ronaldo que é gol") estava aquém do que se esperava da seleção (estilo que não difere muito de seu sucessor Felipão, que, contudo, parece ter um pouco mais de sorte...).

Assim, a queda de Mano foi tudo, menos surpreendente, deixando em má-situação os comentaristas de tv 'chapa branca' que sempre achavam um jeito de defender Mano.

Depois de um tempo fora de cena, uma chance de ouro para Mano Menezes: treinar o Flamengo, time de massa e de mídia, belo emprego para quem precisava limpar a barra com a opinião pública. No entanto, aí sim de forma surpreendente, ele largou o barco flamenguista pelo caminho com a pior das desculpas. dizendo que o time não compreendia o que ele queria.

Talvez Mano estivesse esperando que Tite fosse cair logo, devido à fraca campanha em 2013. Mas mesmo indo muito mal, o Corinthians o manteve Tite até o final do ano.

Imagino que Mano Menezes esperasse encontrar um Corinthians poderoso, que precisasse de apenas um empurrãozinho para se reanimar e voltar a vencer. Certamente não contava que ele fosse literalmente "pagar o Pato" com um início de estadual decepcionante para seu torcedor, incluindo os sonoros 5x1 da última quarta quando sua equipe foi engolida pelo Santos.

Após um resultado desse, é pouco provável que o treinador vá ter alguma paz, pois já está sob forte desconfiança. E um outro tropeço desse nível pode ser fatal não só para a permanência de Mano Menezes no Corinthians, mas seria também um grande revés para a carreira de treinador, que de 'técnico top' poderia passar a ser visto como mediano.

Para que isso não ocorra, Mano precisará de muito trabalho para evitar que o trocadilho infame do título deste post, se torne um rótulo a ser carregado para sempre pelo treinador alvinegro. 

Veja também:

Mano Menezes: Crônica de uma queda anunciada

Nenhum comentário:

Postar um comentário