segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cornetadas da Rodada #38: Balanço Final do Brasileirão

Acabou! O pior Brasileirão dos últimos tempos chegou ao fim. Tirando o Cruzeiro que sobrou e foi um digno campeão, o que se viu foi decepcionante. E pra coroar o show de horrores uma briga vergonhosa e violentíssima entre torcedores do Atlético/PR e Vasco.
Como alguns jogos dessa última rodada foram bem sem graça, apresento a seguir as 'cornetadas finais' sobre o desempenho das equipes ao longo de todo campeonato: 

Destaques: 
Cruzeiro: campeão incontestável, deu uma aula de ofensividade em um futebol que já estava achando normal jogar para ganhar de 1x0. 

Atlético Paranaense: Vágner Mancini mostrou-se um técnico muito seguro e o CAP foi premiado com a vaga na Libertadores, recompensa por ter tido coragem de ignorar o estadual para preparar-se para o BR-13. Além disso, teve o artilheiro do campeonato (Éderson, gols)

Atlético Mineiro: ao contrário do que muitos times já fizeram, jogou sério o Brasileirão mesmo com o título da Libertadores, o que é louvável.

Botafogo: mesmo com um milhão de problemas, fez um excelente primeiro turno, praticando um futebol ofensivo e protagonizando vitória empolgantes. Uma pena que sua vaga na Libertadores esteja condicionada ao fracasso da Ponte Preta na Sul-Americana.

Não fizeram feio: 
Vitória & Goiás mesmo com investimento bem inferior a seus concorrentes, chegaram bem perto da Libertadores. Na parte de baixo, Lusa, Bahia e Criciúma ao menos conseguiram se manter na elite.

Enganadores:
Grêmio:ficou com o vice-campeonato, mas praticou um futebol horroroso ainda que eficiente. Precisa rever conceitos se quiser atingir objetivos maiores. 

Santos: foi melhor paulista na competição, o que não quer dizer muita coisa. O time alternou jogos ótimos com partidas bisonhas, frustrando seu torcedor. 

Flamengo: o sucesso na Copa do Brasil e o fracasso de seus rivais não minimizam o fato de que o Flamengo fez um péssimo campeonato.

Coritiba: o #CoxaLíder, que começou bem e despencou para as últimas posições na reta final do campeonato, enganou muita gente também. 

Decepções:
Internacional: com seu elenco de estrelas chegou à última rodada sob o risco de rebaixamento;
Corinthians: um dos 4 piores do segundo turno, único time a não ganhar do bisonho Náutico, rei dos empates... e ainda teve toda a demagogia pró-Tite Com todo respeito que o treinador merece, sua permanência até o fim do campeonato foi desastrosa para a equipe.

São Paulo: um dos piores anos do tricolor paulista, correu sério risco de rebaixamento e quando se recuperou 'abandonou' covardemente o campeonato.

Ridículos:
Fluminense: pior que ser campeão do mundo em uma ano e terminar o ano seguinte perdendo para lanterna é ser campeão brasileiro para ser rebaixado no ano seguinte. E o Fluminense conseguiu essa proeza que vexatoriamente entrou para a história do futebol nacional, mas que era bem previsível, conforme cornetamos várias vezes por aqui.
Vasco: o gigante da colina virou pigmeu... não aprendeu com os erros e mais uma vez frustrou seus torcedores. Pelo menos dessa vez levou um rival junto.

Ponte Preta: dos 4 rebaixados, a única equipe que poderá sair de cabeça erguida, já que com seu orçamento modesto lutou como pode e ainda chegou a sua primeira final internacional, o que para a torcida ponte-pretana é um ótimo prêmio de consolação.

Náutico: o Timbu tem uma torcida fanática que não merece a humilhação de ver um desempenho tão ruim como esse. O time estava moralmente rebaixado já no final do primeiro turno. 

Considerações Finais:
Quando comecei com as "Cornetadas" não imaginei que teria tanto trabalho. Foram 38 posts 'desmascarando' o mito do futebol arte no país do faz-de-conta chamado "Copa do Mundo". A todos os leitores, leais ou esporádicos, meu muito obrigado. O campeonato acabou, mas a missão do blog de buscar curiosidades do universo rocker-futebolístico não acaba nunca! Valeu!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário