terça-feira, 19 de novembro de 2013

Portugal, o mar salgado e Cristiano Ronaldo

"Mar Portuguez" (grafia original) é um dos mais célebres poemas de Fernando Pessoa, um dos mais geniais 'craques' que já que ja existiram na  literatura mundial. Os versos de abertura são citados de cor por muita gente: "Ó mar salgado, quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal".  

O poema versava sobre as glórias de Portugal que, dizem, não são muitas  (eis o Brasil aqui com seus vícios e defeitos para quem quiser refletir...). Futebolisticamente falando então, contando com um Eusébio esporádico, Portugal nunca foi um esquadrão a ser temido.
Porém, se Fernando Pessoa fosse vivo, hoje teria uma boa história pra contar. E um herói contestado mas que carrega a seleção de seu país nas costas. Foi assim que Cristiano Ronaldo classificou os portugueses para a Copa 2014 vencendo o duelo pessoal contra o lendário guerreiro nórdico Zlatan Ibrahimovich, que não cruzará o oceano pra chegar ao Brasil.

Com a atuação impecável de hoje, Cristiano Ronaldo mostra que é sim digno de ser escolhido como melhor jogador na eleição da bola de ouro da Fifa, monopolizada pelo Messi nos últimos anos. 
O futuro de Portugal na Copa de 2014, no entanto, é enigmático. Se mantiverem a obediência tática desses jogos contra a Suécia e se Cristiano Ronaldo mantiver o mesmo nível de atuação, Portugal pode sonhar com algo além das oitavas de final, fase em que se despediu da Copa de 2010. 

Sobre o jogo de hoje Pessoa certamente diria "Ó mar salgado, quanto de nosso futebol é Cristiano Ronaldo?". E a classificação, será  que valeu a pena? "Tudo vale a pena se alma não é pequena", é o que diz o poema anteriormente citado.

Sendo assim, que venham os portugueses... 

Veja também:
Diego Costa fez a escolha certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário