sexta-feira, 21 de junho de 2013

Futebol, esse esporte canalha

Há muita canalhice ao redor do futebol, isso sabemos. Mas o esporte em si também consegue ser de uma canalhice sádica. É só ver o caso do Japão na Copa das Confederações. Fez uma partida linda contra a Itália, demonstrando um futebol rápido, técnico e ofensivo e saiu com o amargo e injusto revés de 4x3.
Em nada lembrou o inofensivo time que foi goleado pelo Brasil de Felipão, o que demonstra que a falta de tempo para a adaptação antes da estreia prejudicou muito o desempenho dos japoneses. 

Mas nada foi maior que a canalhice protagonizada pela Espanha, com seus impiedosos 10x0 sobre o simpático Taiti. Não deixa ser uma metáfora da democracia "padrão Fifa" em que vivemos. Colocam-se todos frente a frente, mesmo que as forças sejam completamente desproporcionais. O mesmo fair play de quem acha que estádio é mais importante que futebol.  
Infelizmente, historicamente, nossos governantes são como a seleção espanhola, e nós, o frágil Taiti, que mesmo com o barulho da arquibancada, se contenta em marcar um gol na partida, embora na atualidade sejamos mais parecidos com a equipe japonesa, já que com essas manifestações todas fizemos uma das melhores "partidas" de nossa história.

Fizemos muito barulho e marcamos nossos gols. Mas só isso não basta para virar o jogo nesse esporte canalha.

Veja também:

Ronaldo, o Fenômeno da Alienação

Nenhum comentário:

Postar um comentário