domingo, 3 de março de 2013

O péssimo regulamento do Campeonato Paulista

Acho que ninguém discute que o Campeonato Paulista é o regional mais forte e competitivo do país. Além dos quatro grandes e da Ponte Preta, hoje consolidada como quinta força do Estado e da Portuguesa, que inexplicavelmente disputa a primeira divisão nacional e a série A-2 do Paulista, os clubes do interior geralmente montam equipes competitivas dentro de suas possibilidades.
Campeonato Paulista 2013 (logo)
Como então o campeonato consegue ser tão desinteressante? Em grande parte, devido ao regulamento esdrúxulo de turno único no qual dos 20 clubes participantes 8 se classificam.

Ou seja, são necessários 19 jogos para que se certifiquem que Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo estão entre os melhores do Estado. Joga-se muito para muito pouco.

Não é de se admirar que outros campeonatos como o Carioca produzam jogos infinitamente mais interessantes para o torcedor, já que, bem ou mal, após algumas rodadas já se tornam decisivos.
Isso fica evidente no contraste desse fim de semana. Enquanto no Rio de Janeiro os clássicos eram decisivos, já que valiam vaga na final do turno, tivemos em São Paulo o clássico Santos x Corinthians, que mesmo com as estrelas Neymar e Pato, foi tão chato quanto um 0x0 pode ser, justamente porque o jogo não valia absolutamente nada (assim como São Paulo x Palmeiras e Palmeiras x Santos que jogaram posteriormente e também não sairam do zero).

A Federação Paulista que gosta de dar um ar de modernidade às suas competições precisa entender que o sucesso do campeonato depende principalmente de um regulamento que contemple menos jogos, porém mais "decisivos".

Mas pelo andar da carruagem, essas mudanças ainda demorarão muito tempo para acontecer...

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário