sábado, 9 de março de 2013

A omissão da Conmebol

E deu naquilo que esperávamos. Depois de muito barulho, a Conmebol julgou o Corinthians e considerou que o clube poderá jogar com torcida os demais jogos da Libertadores 2013. O clube, no entanto, ficará 18 meses sem poder ter seus torcedores quando atuar como visitante. Além disso, pagará multa de US$ 200 mil, valor irrisório se comparado ao prejuízo que teria em atuar sem torcida. O San José, clube mandante, pagará multa de US$ 10 mil.

Ou seja, a morte do jovem torcedor boliviano (leia aqui) continuará sendo apenas mais um incidente "lamentável". Se alguma tragédia semelhante voltar a acontecer, provavelmente a multa seja aumentada, dado o precedente. Decisões que não colaboram em nada para o crescimento do futebol Sulamericano e aumentam a insegurança de quem vai aos estádios e dos própios atletas.

Tomemos por exemplo outro estúpido episódio de violência, dessa vez protagonizado pela torcida organizada do Palmeiras que agrediu os jogadores do clube ainda no aeroporto na Argentina (veja aqui). Embora nesse caso o clube seja também vítima, a certeza da impunidade leva indíviduos terem a audácia de agir dessa maneira. E revela também como anda os estado de nervos dos torcedores que quando 'organizados' por motivos torpes se aproximam mais de bandos de criminosos que de 'fãs' de uma determinada equipe.   

Agora resta esperar que pelo menos na esfera criminal a justiça seja mais rigorosa. Porque vimos mais uma vez que no âmbito esportivo o interesse de patrocinadores e dos detentores dos direitos de transmissão falam mais alto.

Enquanto a Conmebol for omissa, a Copa Libertadores, em termos de organização, continuará sendo o maior torneio de várzea do mundo.   

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário