domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval & Rock'n'Roll: 5 músicas para salvar a folia

É claro que o Carnaval tem importância indiscutível na cultura brasileira e o Samba (entre outros gêneros que animam a festa em todo Brasil) em sua diversas modalidades produziu incontáveis clássicos da Música Popular Brasileira. Mas como negócio aqui é rock'n'roll, aqui vai uma breve lista com algumas bandas que fizeram de forma bem sucedida a mistura de ritmos brasileiros e guitarras distorcidas.
Até tu, Gene?

1. Sepultura: Ratamahatta

A mais importante banda (em termos de popularidade e repercussão internacional) do Brasil levou ao extremo a ideia de explorar ritmos brasileiros no álbum 'Roots', de 1996. Além de usar de forma bastante competente batucadas estilo 'Olodum', berimbau e até músicas indígenas, a ousadia foi grande a ponto de convidar o percussionista e compositor Carlinhos Brown para cantar a faixa 'Ratamahatta'. Apesar de alguns fãs mais, digamos tradicionais, tenham torcido o nariz a mistura fez bastante sucesso e o videoclipe da música ocupou os primeiros lugares das paradas da MTV Brasil que à época ainda veiculava música de verdade.

2. Overdose: Favela

O Overdose foi sem dúvidas, uma das bandas mais importantes do Metal Nacional  nos anos 80 e 90. Conterrâneos e contemporâneos do Sepultura, com que dividiram o primeiro álbum Bestial Devastation (1985), a banda alcançou repercussão internacional embora  nunca tenham desfrutado da mesma popularidade que seus co-irmãos. Em 1995 a banda lançou seu último álbum "Decadence of Progress" que também demonstrava fortes influências percussivas brasileiras, como pode ser conferido na música abaixo:

3. Angra: Carolina IV

Outra grande banda de Metal que misturou com competência ritmos brasileiros e metal foi o Angra, que apesar de fazer isso em todos seus álbuns, teve seu ápice de 'brasilidade' no álbum 'Holy Land' (1996) que tratava do descobrimento do Brasil. A introdução da faixa "Carolina IV" é um grande exemplo de como a batucada andava em alta entre as bandas de metal em meados da década de 90:

4. Velhas Virgens: Marcha do Tira a Roupa

Mudando totalmente de gênero, o "Velhas Virgens", que faz um rock'n'roll visceral com letras explicitamente etílicas e  sacanas, foi além de incorporar elementos percussivos à música e resolveu incorporar de vez o Carnaval em si. Tanto que criou um evento anual chamado de "Carnavelhas" que rendeu cds temáticos e músicas como essa (umas da melhores marchinhas da história):

5. Bezerra da Silva & Barão Vermelho: Malandragem dá um tempo

Encerrando essa breve lista, uma apresentação do sambista Bezerra da Silva (23/02/1927 - 17/01/2005) cantando sua música "Malandragem dá um tempo" com o Barão Vermelho em uma versão pop rock bem bacana. 
Veja também:
A cidade de São Paulo em 7 músicas
Futebol & Rock'n'Roll em 5 músicas

Um comentário: