sábado, 29 de dezembro de 2012

Os Pilares da Terra

Aproveitando o tempo livre nesse fim de ano finalmente consegui conferir "Os Pilares da Terra" (2010), adaptação para a TV em forma de mini-série do romance histórico homônimo de Ken Follet, publicado originalmente em 1989.
A trama é um tanto complexa, mas toda ela gira em torno da construção de uma catedral no priorado de Kingsbridge, no século XII, em uma época em que a Inglaterra se encontrava em guerra pela sucessão do trono.
Com essa disputa pelo poder, são inúmeras as intrigas, traições e alianças que sustentam a trama, opondo o carisma dos personagens 'injustiçados' (Tom, O Construtor; Aliena e Richard, que de vão da nobreza a pobreza e juram vingar a morte de seu pai e reaver o que lhes foi usurpado; Frei Philip, o sonhador que acredita na pureza em em meio a corrupção que contaminou à igreja; Jack Jackson  e sua mãe Ellen, que desejam saber a verdade sobre a morte do pai de Jack) e o maquiavelismo sobretudo do Bispo Waleran e de William e sua mãe Lady Hamleigh.
A produção é impecável e as riquezas de detalhes de Ken Follet foram captadas de forma extraordinária. Por se tratar de uma obra para tv, um pouco da violência foi amenizada, bem como as cenas mais, digamos, 'picantes', mas ainda assim há muito derramento de sangue e algumas decapitações no desenrolar da trama.
Assim, se você gosta de histórias com temas medievais e não está disposto a encarar as mais de 1000 páginas do livro, certamente encontrará nos 4 DVDs com os 8 episódios da série um ótimo entretenimento para se distrair do marasmo que por vezes impera nesta época do ano. Confira o trailer:
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário