segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Os Melhores e Piores Clubes do Futebol Brasileiro em 2012

Em poucas linhas, um balanço do futebol brasileiro em 2012.


Os melhores

Corinthians: melhor ano da história do clube, com títulos inéditos e demonstrando um planejamento inimaginável há alguns anos. A parceria com a Nike/Ronaldo fez milagres.

Fluminense: Campeão Brasileiro com um pé nas costas, apostou no entrosamento e na manutenção do elenco, com um time 'trabalhador' e com a estrela de Fred.

São Paulo FC: Depois de um primeiro semestre medíocre, o Tricolor Paulista se reencontrou com as vitórias. Ney Franco depois de um começo titubeante organizou a equipe que  terminou em 4° lugar no Brasileiro e campeã Sul-Americana. Além disso, o clube conseguiu reaproximar-se do torcedor, com ótima média de público, venda recorde de Lucas, contratação de Ganso, vitórias nos clássicos. Ou seja, vem muito mais forte para 2013.

Atlético MG: O Galo fez ótima campanha. Investiu bem em Ronaldinho Gaúcho e obteve um grande retorno, conseguindo vaga direta para a Libertadores e revelando novos talentos como Bernard.

Grêmio: Apesar de deixar escapar ao vice-campeonato brasileiro e a vaga direta para a Libertadores, além da eliminação um tanto quanto precoce na Sul-Americana, o Grêmio montou um bom time, apostando em medalhões enquanto conseguiu 'passar a perna' em muita gente e inaugurar sua Arena em um negócio que deveria ser exemplar para os outros clubes.

Goiás, Criciúma, Clube Atlético Paranaense e Vitória merecem uma menção honrosa pelo retorno à elite (leia mais aqui).

Fizeram para o gasto


Botafogo: merece uma menção honrosa pela clara tentativa de se reestruturar (que incluiu a vinda de Seedorf) e por ter revelado alguns novos talentos. Não teve fôlego para brigar na parte de cima no Brasileirão, mas ficou bem longe da degola.

Coritiba: não foi tão bem quanto em 2011, mas fez o suficiente para não passar sufoco. Caiu muito após a derrota na final da Copa do Brasil.

Bahia, Portuguesa, Ponte Preta, Náutico: Fizeram um campeonato dentro de suas possibilidades e conseguiram o essencial que era se manter na série A. O Náutico inclusive foi implacável como mandante, judiando especialmente dos paulistas. 

Decepções


Palmeiras: a maior decepção de todas. Campeão da Copa do Brasil, criou grandes expectativas em sua torcida para depois naufragar. 

Cruzeiro: historicamente um time competitivo, foi mero figurante no campeonato e ainda teve que engolir a boa campanha do Galo. Precisa repensar muita coisa para 2013.

Flamengo: Ridículo. Em determinado momento chegou a correr riscos de descenso. Ou resolve a bagunça política de uma vez ou sofrerá novamente na próxima temporada.

Internacional: Caso semelhante ao do Cruzeiro. Só levou fumo enquanto viu o Grêmio levar a melhor no final. Com o agravante de ter no elenco mais estrelas do que o Cruzeiro, incluindo Fórlan, que não jogou metade do esperado. Pagou o preço de confiar em Fernandão como técnico.

Santos: Pífio. Sem Neymar, que passou boa parte do tempo na Seleção, o Santos mostrou-se limitadíssimo. E parece que teremos reprise em 2013.

Vasco da Gama: Pelo que fez em 2011, esperava-se muito mais. Mas o que vimos foi a 'consagração' de Diego Souza como o jogador mais xingado de 2012 pelo gol perdido na Libertadores, o desmanche do elenco no meio do campeonato e um panorama ao final do ano que coloca o Vasco como candidato a ser o Palmeiras de 2013.

Figueirense, Atlético Goianiense e Sport também decepcionaram suas torcidas e vão ter que pensar um pouco na vida enquanto disputam a série B.

Veja também:
Todos os grupos e times da Copa Libertadores 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário