quinta-feira, 7 de junho de 2012

Nem Veraneio, Nem Caveirão...



Semana passada muito se falou sobre o “tributo” à Legião Urbana com o ator Wagner Moura comandando os vocais enquanto os outros membros faziam cover de si próprios.
Wagner Moura & Legião:
Banda Cover de Luxo?

Muitos gostaram outros odiaram e desceram a lenha nas redes sociais, ou seja, nada fora do normal. Particularmente nunca fui fã, embora conheça boa parte da letra de pelo menos meia dúzia de músicas, o que também serve de parâmetro para mostrar quão importante e popular a banda foi/é, querendo eu ou não.

O que me leva a escrever sobre isso então? Primeiramente, como um apreciador do “rock nacional” me entristece muito o tratamento desigual que damos àqueles que fizeram a história do rock’n’roll no Brasil. Temos outros ícones que jamais receberão uma homenagem de qualquer tipo de grandes veículos de comunicação não porque são menos importantes, mas porque a vendagem de discos não lhes garantiu o status pop.

Nem  Veraneio Vascaína, nem Caveirão:
Quem resgatará a memória do Rock-BR? 
Um exemplo, há algum tempo Sérgio Hinds, lendário guitarrista do “O Terço” tocou no Sesc aqui em Sorocaba/SP e juro que apenas eu e mais uns dois ou três estávamos lá para prestigiá-lo. Edu Falaschi  (Almah, ex-Angra) causou celeuma em uma entrevista em que falava do esvaziamento dos shows de bandas nacionais. Inconcebível? Não, enquanto homenagearmos apenas os grandes vendedores de discos, CDs ou downloads, grandes talentos continuarão sendo o tesouro de poucos entusiastas. Bandas como O Terço, Patrulha do Espaço, Made in Brazil e tantas outras merecem ter suas obras divulgadas porque representam o pioneirismo do rock’n’roll. Senão a molecada vai continuar achando que o rock Br começou nos anos 80 e em Brasília, que produziu importantes bandas, mas não resumem a história do rock no Brasil.

Um comentário:

  1. Apesar de não ser grande fã de rock (embora goste de algumas músicas do gênero),concordo com vc. E isso não acontece só com o rock, mas tbém. com outros gêneros musicais.Infelizmente, muitas vezes o talento precisa de "padrinhos" para ser reconhecido. . .

    ResponderExcluir